top of page

Sobre nós

AIÊ: um nome, uma ideia

Quiseram os fados que a Aiê estreasse com uma obra, O sequestro da Rosa, que traz um jogo com uma forma de duplo: autor e ilustrador com o mesmo nome e voltados para duas artes que conversam. Fruto do acaso ou de fluxos silenciosos do inconsciente, essa escolha reflete algo que estará na base do nome escolhido para a editora.

 

Assim, é preciso que se considere a forma Aiyê, da língua Yorubá, que significa o mundo terrestre, a Terra, o mundo físico, cujo paralelo para o mundo espiritual seria Orun, o Céu, firmamento. Mas também deve ser considerada a forma aiê, em referência a uma festa profano-religiosa realizada pelos povos sudaneses para comemorar a passagem para um novo ano.

A editora surge, pois, como um símbolo de transformação, daí a escolha pela figura de Jano, um duplo, deus romano para as chegadas e partidas, das mudanças e das transições, com poder sobre os começos. A imagem tomada por base para a criação de seu logotipo, contudo, foi um cocar africano de Jano (Nkuambok), dos povos Boki, provavelmente do século XIX, que se encontra atualmente no MET (The Metropolitan Museum of Art, na cidade de Nova Iorque). Desse modo, as letras a e e (essa última uma inversão do a, com traços tribais em lacunas, simulando um circunflexo) se mostram espelhadas na concepção do logotipo, formando o duplo que se vê no Jano africano.

A Aiê acolherá projetos de edição de textos literários e acadêmicos, contribuindo para promover a socialização de produções de autores baianos e brasileiros. Assumindo a importância dos começos, quer ajudar a transformar projetos e escritos, entre os guardados, como O Sequestro da Rosa (primeiro lançamento da editora), e os mais recentes, em produtos disponíveis ao público leitor, experimentando diferentes formatos e meios de divulgação.

LOGO SOBREPOSTA.png

Fontes: Dicionário Yorubá/Português, de Batista D'Obaluayê; Dicionário Michaelis on-line; The Metropolitan Museum of Art MET:

DIREÇÃO                                         

Fábio Ramon Rego da Silva

 

CONSULTOR EDITORIAL         

José Amarante Santos Sobrinho

 

CONSELHO EDITORIAL                 

Alcione Albertim - UFPB

Ana Thereza Basilio Vieira - UFRJ

Braulino Pereira de Santana - UNEB

Luciene Lages - UFS

Luiz Rosalvo Costa - UFS

bottom of page